Cientistas identificam novo vírus da gripe suína com ‘potencial pandêmico’

Pesquisadores destacam ainda que o controle dos vírus G4 EA H1N1, predominantes em porcos, e o monitoramento rigoroso em populações humanas, especialmente os trabalhadores da indústria suína, devem ser implementados

Pesquisadores chineses descobriram uma nova cepa do vírus da gripe suína, que apresenta características capazes de provocar uma futura pandemia. O estudo, publicado nesta segunda-feira (29), na revista científica americana PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), aponta que o vírus, chamado de G4, descende do H1N1, que provocou a pandemia de 2009.

“Os porcos são hospedeiros intermediários para a geração do vírus da gripe pandêmica. Assim, a vigilância sistemática dos vírus influenza em suínos é uma medida fundamental para avisar o surgimento da próxima gripe pandêmica”, afirmam os pesquisadores. 

Entre 2011 e 2018, foram coletadas quase 30 mil amostras de muco do focinhos de porcos em 10 províncias chinesas que possuem grandes populações de suínos.

“Os vírus G4 se ligam a receptores do tipo humano, produzem vírus de progênie muito mais altos nas células epiteliais das vias aéreas humanas e mostram infectividade eficiente e transmissão de aerossóis em furões. Além disso, baixa reatividade cruzada antigênica de cepas de vacina contra influenza humana com vírus EA H1N1 recombinante G4 indica que a imunidade preexistente da população não fornece proteção contra os vírus G4”, diz o estudo. 

Pesquisadores destacam ainda que o controle dos vírus G4 EA H1N1, predominantes em porcos, e o monitoramento rigoroso em populações humanas, especialmente os trabalhadores da indústria suína, devem ser implementados com urgência.

Folha Vitória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: