Agentes de combate às arboviroses continuam com as visitas domiciliares em São José do Calçado

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental em Saúde, continua a campanha de prevenção e conscientização para o combate às arboviroses (Zika, Dengue e Chikungunya) no município. As arboviroses são doenças epidêmicas transmitidas pela fêmea adulta do mosquito Aedes aegypti.

 

De acordo com o secretário Julierme Costa, as visitas têm por objetivo conscientização e checagem da existência de possíveis criadouros do mosquito. “É importante que as pessoas contribuam com as ações e fiquem atentos aos pontos de perigo em suas residências. Pedimos a todos que tirem um tempinho por semana para verificar a possível existência de criadouros nos quintais e áreas abertas de suas residências. São dez minutos por semana que podem ajudar a salvar muitas vidas”, informou o secretário

Veja as ações que devem ser feitas:
Segundo o secretário, a única forma de combater as arboviroses é eliminar o vetor (mosquito) transmissor do vírus. Por isso é tão importante a conscientização e o apoio da população. As ações são as mesmas:
– Manter limpos os quintais e caixas d’água (que devem estar sempre tampadas);
– Limpar as calhas das residências, que não podem acumular água da chuva;
– Colocar areia nos pratinhos de flores;
– Instalar telas finas nos ralos para evitar que o mosquito se prolifere nesses ambientes;
– Guardar pneus, garrafas e qualquer outro tipo de vasilhame ou objeto que possa acumular água e se tornar criadouro;
– Caso a pessoa tenha sido contaminada, usar repelente durante o período dos sintomas para evitar a picada do mosquito e consequente disseminação para outras pessoas.

#PrefeituradeCalçado
#PMSJC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: