Dengue: tudo que se sabe sobre a nova cepa detectada no Brasil!!

A Fiocruz anunciou que uma nova cepa da dengue foi identificada pela primeira vez no Brasil, na cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás. A linhagem chamada de cosmopolita do sorotipo 2 é a prevalente no mundo, presente na Ásia, no Pacífico, no Oriente Médio e na África. O caso foi identificado em fevereiro mas referente a uma amostra colhida em novembro do ano passado de um homem de 57 anos, que se recuperou da doença. O registro foi relatado às autoridades de saúde.

É a segunda vez que a cepa é registrada oficialmente nas Américas, depois de ter provocado um surto no Peru em 2019. O vírus da dengue tem quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4. Cada um deles pode ser subdividido por suas mutações em diferentes linhagens, que também são chamadas de genótipos. A nova cepa detectada no país é uma das seis linhagens conhecidas do sorotipo 2, e leva o nome de genótipo cosmopolita.

Riscos da nova mutação

Segundo a Fiocruz, há indícios de que ela tem maior transmissibilidade que a versão atual do vírus que circula no Brasil, a linhagem asiático-americano, também do sorotipo 2, o que preocupa os pesquisadores.

“Ainda não sabemos como será a proliferação do genótipo cosmopolita no Brasil. Mundialmente, ele é muito mais distribuído e causa mais casos do que o genótipo asiático-americano, que circula no Brasil há anos. O quadro global indica que a linhagem cosmopolita tem capacidade de se espalhar facilmente”, afirmou o coordenador da pesquisa que identificou o caso, Luiz Carlos Júnior Alcantara, pesquisador do Laboratório de Flavivírus do IOC/Fiocruz, em comunicado.
É muito importante tomar todos os cuidados, evitando água parada, mantendo quintais limpos, porque a dengue mata. Sem mais!!

Por: Silvana Venâncio

Fonte: o globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: