Defesa Civil de Itaocara divulga balanço do temporal – Tininho Blog

Defesa Civil de Itaocara divulga balanço do temporal

A Defesa Civil de Itaocara divulgou neste sábado (10) o balanço do último temporal ocorrido na noite de quinta-feira (8) no município. O órgão, junto com a Guarda Civil Municipal, atendeu dezoito ocorrências, sendo a maioria provocada por inundações.

De acordo com o balanço, cerca de 450 moradores foram afetados de alguma forma pelo temporal na sede do município. Cerca de 12 famílias perderam praticamente tudo o que tinham e três delas, totalizando onze moradores, ficaram desalojadas em Itaocara e Laranjais. Os desalojados ficaram em casa de parentes e já retornaram para suas residências.

Os moradores atingidos receberam doações, como comida e colchonetes, da própria população que se mobilizou. Duas famílias na Rua Paulo Cesar Erthal, no BNH, receberam kits de emergência – como colchões, travesseiros, entre outros itens – da Defesa Civil e estarão sendo assistidos pela Secretaria de Assistência Social.

A Defesa Civil ainda informou que um morador se feriu por conta do temporal no Centro. Ele teve um corte no pé e precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros de barco na Rua São José.

Foram registrados ainda o transbordamento de dois córregos, um no bairro Caxias e outro em Engenho Central, no 2º distrito. Dezenas de imóveis foram invadidos pelos alagamentos e inundações em vários bairros da Sede e do 2º distrito. A situação foi mais delicada no entorno do BNH, Bom Vale, Caxias, Centro e Sardinha.

Quatro pontos com deslizamentos de terra foram vistoriados até este sábado. Parte de uma servidão cedeu no Morro do Cruzeiro e a passagem precisou ser interditada. Locais com escorregamento de massa foram lonados para evitar novos transtornos. Os trabalhos retornam neste domingo. Moradores podem solicitar vistorias pelo telefone (22) 99864-6265.

Houve princípio de incêndio na sede antiga da Prefeitura após a rede elétrica molhada ter entrado em curto-circuito e a queda de um poste de energia. Na maior escola da rede municipal de ensino, 622 alunos ficaram sem aulas, que serão retomadas nesta segunda-feira (12).

O município deixou o estágio de Alerta Máximo nesta sexta (9) e retornou ao estágio de Atenção neste sábado. Ainda há previsão de mais chuvas e o nível do Rio Paraíba do Sul permanece cerca de 70 cm acima do normal. Em caso de emergência o morador deve acionar a Defesa Civil pelo telefone (22) 99864-6265 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Fonte: Folha Itaocarense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: