GASTROCLIN: DOENÇA DIVERTICULAR
DOENÇA DIVERTICULAR DIVERTICULOSE E DIVERTICULITE) O QUE É DOENÇA DIVERTICULAR?
Diverticulose e DIVERTICULITE também são chamadas de doenças diverticulares.
Diverticulose refere-se à presença de pequenas bolsas ( chamadas de divertículos ) que se formam em toda a extensão do trato gastroentestinal, porém são mais freqüentes no intestino grosso ( cólon). A doença pode ser congênita ou adquirida, atingindo tanto homes como mulheres, e surge mais frequentemente com o envelhecimento.
Diverticulite é uma complicação da doença diverticular que se manifesta quando alguns dos divertículos inflamam ou infeccionam. Ocorre em cerca de 10% a 25% dos portadores de divertículos e pode trazer conseqüências mais graves, em alguns casos requerendo hospitalização e intervenção cirúrgica.
CAUSAS
Os mecanismos exatos da formação dos divertículos até hoje são desconhecidos. Acredita-se que a alta pressão muscular ou esforço para defecar possa estimular a formação de divertículos em pontos fragilizados na parede do cólon. Predisposição genética à diverticulose tabem parece estar no desenvolvimento do problema.
DIAGNOSTICO
A diverticulose pode permanecer assintomática por muitos anos, o que a impede de ser descoberta mesmo muito tempo após seu surgimento. Em muitos casos, é revelada somente quando procedimentos ou exames de rotina são feitos para encontrar a causa de algum outro problema de saúde.
Quando se agrava e apresenta sangramento ou evolui para diverticulite, podem ser necessários exames complementares para programar o melhor tratamento.
TRATAMENTO
Somente um especialista pode orientar quanto à melhor opção de tratamento, levando em conta a gravidade de cada situação.
Dr. Celso Ribeiro Ferreira
Gastroenteorologia Endoscopia Digestiva Avançada
CRM-RJ: 52.31819-0
CRM-ES: 2.979
Tininho Blog