GASTROCLIN: DOENÇA DIVERTICULAR

DOENÇA DIVERTICULAR DIVERTICULOSE E DIVERTICULITE) O QUE É DOENÇA DIVERTICULAR?

Diverticulose e DIVERTICULITE também são chamadas de doenças diverticulares.

Diverticulose refere-se à presença de pequenas bolsas ( chamadas de divertículos ) que se formam em toda a extensão do trato gastroentestinal,  porém são mais freqüentes no intestino grosso ( cólon). A doença pode ser congênita ou adquirida, atingindo tanto homes como mulheres, e surge mais frequentemente  com o envelhecimento.

    Diverticulite é uma complicação da doença diverticular que se manifesta quando alguns dos divertículos inflamam ou infeccionam. Ocorre em cerca de 10% a 25% dos portadores de divertículos e pode trazer conseqüências mais graves, em alguns casos requerendo hospitalização e intervenção cirúrgica. 

 CAUSAS

    Os mecanismos exatos da formação dos divertículos até hoje são desconhecidos. Acredita-se que a alta pressão muscular ou esforço para defecar possa estimular a formação de divertículos em pontos fragilizados na parede do cólon. Predisposição genética à diverticulose tabem parece estar no desenvolvimento do problema. 

DIAGNOSTICO

    A diverticulose pode permanecer assintomática por muitos anos, o que a impede de ser descoberta mesmo muito tempo após seu surgimento. Em muitos casos, é revelada somente quando procedimentos ou exames de rotina são feitos para encontrar a causa de algum outro problema de saúde.

    Quando se agrava e apresenta sangramento ou evolui para diverticulite, podem ser necessários exames complementares para programar o melhor tratamento.

TRATAMENTO

Somente um especialista pode orientar quanto à melhor opção de tratamento, levando em conta a gravidade de cada situação.

Dr. Celso Ribeiro Ferreira

Gastroenteorologia Endoscopia Digestiva Avançada

CRM-RJ: 52.31819-0

CRM-ES: 2.979

Tininho Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: