#CHUVAEMPETROPOLIS | Com 38 mortes confirmadas até o momento, município decreta luto oficial de três dias

O prefeito Rubens Bomtempo decretou luto oficial de três dias por conta das mortes registradas em função das fortes chuvas que afetaram a cidade, na última terça-feira (15/02). Até o momento, a Secretaria de Defesa Civil informa que o município soma 38 óbitos. O número de ocorrências chega a 229, das quais 189 são de deslizamentos. Nessas condições a cidade está em alerta máximo e funciona em Estágio Operacional de Crise. A Prefeitura também decretou estado de calamidade pública.

“Vivemos um momento de grande tristeza com o número de vítimas fatais que ainda pode aumentar e a quantidade de ocorrências que impactam drasticamente a nossa cidade. Unimos todos os nossos esforços e contamos com o suporte do Estado para o atendimento ágil às vítimas e recuperação da cidade”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Entre as localidades em que houve registros de maior gravidade estão a 24 de Maio, Morro da Oficina, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Rua Uruguai, Rua Washington Luiz, Coronel Veiga, Vila Militar, Vila Felipe, Avenida Portugal e Rua Honorato Pereira.

O município está com 25 escolas abertas no primeiro distrito, funcionando como pontos de apoio para o acolhimento de 301 pessoas que tiveram que sair das residências durante a ocorrência da chuva forte. Nessas estruturas, a população recebe o suporte de Assistentes Sociais, profissionais de Saúde, Educação e Agentes Comunitários, além da Defesa Civil.

O Município conta com o suporte do Governo do Estado com cerca de 200 agentes do Corpo de Bombeiros, helicópteros e equipes com cães farejadores para o auxílio na identificação de vítimas. A Defesa Civil do Estado está na cidade com 19 agentes, assim como o Exército e a Aeronáutica, que também reforçam o trabalho das equipes locais.

Além do apoio com o efetivo, o Governo do Estado ainda oferece suporte com o fornecimento de colchonetes, alimentos, água, produtos de higiene pessoal e demais suprimentos necessários para atender as necessidades da população no momento.

Foto: Alcir Aglio / Diário de Petrópolis

#diariodepetropolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: