Prefeitura de Bom Jesus atende vítimas do temporal desta sexta-feira em Calheiros

Em mais uma ação conjunta, a segunda essa semana, a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana está desde a noite de sexta-feira (19/02) atendendo as vítimas do forte temporal que atingiu Calheiros (2º Distrito). O trabalho é realizado por servidores das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Civil; de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos; de Obras, Transportes e Serviços Públicos; e de Assistência Social e Habitação (SMASH).

Até o fim da manhã de sábado havia três famílias de Calheiros e uma em Bom Jesus desalojadas. A todas elas foram concedidos aluguel social, cestas básicas, kits de limpeza e kits dormitório. A secretária da SMASH, Angélica Hullen, informou que na segunda-feira as equipes técnicas voltarão ao local para verificar as necessidades de pessoas da zona rural (Aparecidinha, Cachoeirão e Arraial Novo), pois “há estradas vicinais onde ainda não podemos passar, mas voltaremos logo que o pessoal liberar”, infomou.

A RJ-230 está interrompida entre Bom Jesus e Calheiros, próximo à entrada para a Ponte dos Vieiras devido a um afundamento da pista. É possível passar pelo local somente a pé, já que qualquer veículo pode agravar a situação. A Defesa Civil municipal pede que os motoristas evitem o trajeto. A alternativa para chegar a Calheiros é dando a volta pelo Espírito Santo e seguindo por Rosal (único caminho livre para Calheiros).

A Secretaria de Obras promoveu a desobstrução de vários pontos da estrada, mas pede cuidado a motoristas, ciclistas e pedestres que não trafeguem pelas estradas da região. “Pedimos que não saiam de casa, pois o risco de deslizamentos continua com a chuva que infelizmente não vai parar hoje”, avisa o secretário Diego Zanon.

Já o secretário da Segurança Pública e Defesa Civil, Fábio de Mello Silva, informou que as casas desocupadas passarão por vistoria, assim como outras áreas de risco. “Como há previsão de 50mm de chuva para hoje, não podemos liberar várias partes do distrito. O solo está muito encharcado e há risco de novos deslizamentos”.

As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos estão trabalhando para remover barreiras e dar mínimas condições de tráfego a várias estradas vicinais da região que foram danificadas. O trabalho segue em ritmo menor do que o desejado, mas se a chuva permitir poderá avançar. “Estamos fazendo o máximo, mas toda vez que a chuva fica muito forte temos que preservar a vida de nossos servidores e às vezes temos que retirá-los dos locais de risco”, concluiu o secretário Mauricio Zanon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: