Secretaria de Educação de Calçado reforça a importância de uma alimentação saudável nas escolas da Rede Municipal de Ensino

Ao longo das últimas décadas, a alimentação escolar se fortaleceu como uma importante política de proteção social, de promoção da educação, da saúde, da equidade de gênero, de segurança nutricional e de desenvolvimento local em todo o Brasil por meio do PAES (Programa de Alimentação Escolar).

A resolução Nº 06, DE 08 de Maio de 2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Em atendimento às diretrizes da resolução, a prefeitura de São José do Calçado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, não tem medido esforços para seguir à risca todas as determinações indicadas para implantar uma alimentação saudável nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Segundo a nutricionista da Secretaria, Lissiane Balbi, entende-se por alimentação escolar todo alimento oferecido no ambiente escolar, independentemente de sua origem, durante o período letivo. “O emprego da alimentação saudável e adequada compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica. Um exemplo disso é a quantidade de refeições ofertadas de acordo com a faixa escolar. Em algumas faixas, como no ensino integral, oferecemos até 3 refeições por dia, como desjejum, almoço e lanche da tarde “, informou Lissiane.

De acordo com a estagiária em nutrição Shirley Peçanha, o foco é balancear a merenda escolar no valor energético específico para cada faixa escolar e etária, desde a creche até a educação integral, de acordo com as diretrizes da nova resolução. “Por ser uma resolução relativamente nova e que foi lançada durante a Pandemia, muitas escolas ainda não se adequaram às mudanças nas diretrizes. Por exemplo, em creches não podemos ofertar açúcar, achocolatados, alimentos industrializados e ultra processados. Preferimos dar prioridade aos alimentos naturais e minimamente processados, em sua grande maioria adquirido através de parcerias com a agricultura familiar regional, o que garante alimentos frescos e saudáveis e ajuda a aquecer a economia local”, informou Shirley.

De acordo com Denisi Domecioli, diretora da E.M. Manoel Franco, o acompanhamento, a orientação e fiscalização das nutricionistas da Secretaria na alimentação escolar é de fundamental importância. “Já há alguns anos que temos essa assessoria nutricional, mas nos últimos tempos ela vem se intensificando, o que é extremamente salutar para um processo de melhoria contínua na alimentação de nossas crianças”, disse a diretora.

Para o secretário municipal de Educação, Ciro Passalini, a maior preocupação hoje é a qualidade da merenda oferecida. “Com a implantação do Tempo Integral, nós temos cobrado muito do nosso departamento de nutrição a busca de uma merenda de qualidade, dentro das diretrizes e exigências do FNDE. Hoje nossa rede municipal está em um nível nunca antes alcançado em nossa qualidade de merenda. Quero agradecer a todas as pessoas envolvidas, como nossas nutricionistas, diretoras e merendeiras, e deixar um agradecimento especial ao Prefeito Cuíca, que não mede esforços para que mergulhemos profundamente em todos os quesitos para oferecer uma educação avançada para nossas crianças”, completou o Secretário.

Para o prefeito Cuíca, a prefeitura é extremamente exigente em relação à alimentação servida na Rede Municipal de Educação. “Além de seguir todas as regras do FNDE, também prestamos muita atenção na qualidade dos alimentos. Não aceitamos em hipótese nenhuma alimentos que não estejam rigorosamente dentro dos padrões de qualidade e higiene exigidos por lei e que nossas crianças merecem. Quero deixar meus parabéns a toda a equipe da secretaria e um agradecimento especial ao governador Casagrande, que nos dá a oportunidade de oferecer sempre o melhor para nossos alunos”, disse o prefeito.

#PrefeituradeCalçado
#PMSJC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: